fbpx

DF_EXPERTS

Passo a passo: Protocolo sobre implantes com impressão de provisórios.

Exemplo de utilização das ferramentas digitais na realização de protocolos sobre implantes.

Odontologia Digital: Uma perspectiva orientada a dados

Se você for a um médico, ele decidirá sobre um diagnóstico após anamnese,  exames laboratoriais, exames de imagem e prontuário com todo seu histórico anterior.

Na odontologia, tendemos a fazer o oposto. Analisamos o problema e decidimos se documentamos ou não, e quão extenso isso deve ser. Isso não faz nenhum sentido quando os registros são digitais e há apenas alguns cliques de diferença entre um registro parcial e um registro completo.

A documentação tornou-se um recurso padrão em todos os casos, a qualidade da odontologia começou a aumentar gradualmente e constantemente, bem como o valor da colaboração entre os membros da equipe. 

Como cada caso tinha um ponto de partida e um ponto final, todos estavam, a qualquer momento, cara a cara com suas vitórias ou derrotas documentadas. Também deu a todos uma melhor noção de seu papel em cada caso e na equipe como um todo.

O objetivo de todos os conteúdos a seguir, é possibilitar aqueles que pretendem ingressar no universo da odontologia Digital ou já estão entender como a utilização dos equipamentos e softwares possibilitam a flexibilidade e adaptação, através da troca de  experiências dos nossos usuários.
Aqui você não verá  ‘Happy path’, como vistos em congressos, revistas e redes sociais que os casos são cuidadosamente selecionados para se adequarem perfeitamente ao fluxo de trabalho ou à técnica apresentada.

Então, quando você se depara com a realidade do seu consultório, percebe que não tem muitos casos assim.

Claro que não. Ninguém tem. 

Mas, independentemente disso, comece a praticar em casos mais simples até dominá-la e, em seguida, mude para a próxima.

O diagnóstico é universal, o planejamento do tratamento é individual.

Quer saber mais sobre nossos produtos?

O protocolo cirúrgico inclui várias fases que incluem o diagnóstico, o planejamento execução do procedimento cirúrgico.

A implementação de tecnologia CAD/CAM (desenho assistido por computador/fabricação assistida por computador) na prática clínica diária facilita este processo, sendo realizada a sobreposição das imagens radiográficas resultantes da tomografia computorizada e o planeamento tridimensional.

Este processo permite, desta forma, a análise e avaliação digital da posição, comprimento e diâmetro ideais dos implantes a serem colocados., permitindo a visualização de estruturas anatômicas e evitando o comprometimento ou dano das mesmas, tendo em conta, que é possível prever em que local é ideal colocar cada implante.

Por definição, estética é a apreciação da beleza. Uma combinação de qualidades que proporcionam intenso prazer para os sentidos, às faculdades intelectuais e morais.

A beleza está relacionada a uma sensação prazerosa, o conceito de beleza é próprio de casa indivíduo, sendo estabelecido a partir de valores individuais, Por esse motivo a melhor estética será subjetiva a análise e decisão do paciente.

As grandes vantagens dos provisórios impressos em relação aos fresados são os custos de produção e o tempo para imprimir ou fresar cada teste.

Introdução

A estética facial apresenta consequências graves a nível funcional e estético quando a falta de dentes ocorre. A colocação de implantes e de prótese total fixa permite a reabilitação destes casos, com correção do plano oclusal, do perfil facial, da relação intermaxilar dentária, da incompetência labial e do trespasse vertical e horizontal presentes. Devido ao desenvolvimento e progresso da morfologia e das características de superfície dos implantes dentários, o conceito de carga imediata tornou se uma alternativa aos implantes  convencionalmente colocados.

• Carga convencional: definida como sendo superior a 2 meses após a colocação do implante;

Carga precoce: definida como sendo entre 1 semana e 2 meses após a colocação do implante;

• Carga imediata: definida como sendo menos de 1 semana após a colocação do implante.

A colocação de implantes imediatamente pós-extração permite uma alternativa ao protocolo padrão, no qual tem que se aguardar um período de 3 a 6 meses. As vantagens associadas com esta abordagem incluem um número reduzido de consultas, menor tempo de tratamento, menos intervenções cirúrgicas e elimina a necessidade de utilização de prótese removível provisória durante o período antes e depois da cicatrização, permitindo adicionalmente um efeito benéfico na estimulação e modelação dos tecidos moles.

Por outro lado, implantes colocados em alvéolos pós-exodontia podem apresentar fatores de risco relacionados com a insuficiente disponibilidade óssea e com a consequente insuficiente estabilidade primária do implante. A taxa de sobrevivência de implantes pós-extração com carga imediata foi de 80% e 82,4%, respectivamente. Um correto posicionamento tridimensional do implante é um dos pré-requisitos fundamentais para garantir um resultado funcional e estético favorável, aumentando desta forma a longevidade do tratamento. Também existem formas seguras e otimização de planejamentos.

Dr Günther utiliza planejamentos com um número maior de implantes por arcada fazendo que cada implante suporte menor força.

Após a conclusão do diagnóstico através de tomografia, escaneamento oral e facial a com a simulação de como serão os futuros dentes um planeamento virtual dos implantes é realizado. Através do planejamento virtual é produzida uma guia 3D que orientara a instalação dos implantes e assim o procedimento tem previsibilidade e segurança extremamente aumentada.

E de forma contrária à Odontologia tradicional, na Odontologia Digital o paciente tem participação totalmente decisiva no seu resultado, testando digitalmente seus dentes e num segundo momento terá uma provisória CadCam que será replicada nos dentes definitivos se for aprovada. 

Casos clínicos

Dr. Ghunter Heller

Dr. Ghunter Heller

  • Especialização em prótese dentária e prótese sobre implantes.
  • Credenciado Neodent para implantes zigomáticos em maxilas atróficas

A clínica  é uma das referências brasileiras em reabilitação oral e estética do sorriso. Além dos tratamentos de estética do sorriso e implantologia avançada.

O Dr Gunther Heller foi um dos precursores desta técnica quando em 2008 realizava suas cirurgias com um enceramento protético e com este instalava os implantes.

Passo a passo do atendimento a impressão 3D de provisórios

Preencha o formulário para ter acesso ao melhor conteúdo de odontologia digital.
Seu acesso é gratuíto e instantâneo!