Ortodontia Digital desafios e inovações

Ortodontia Digital desafios e inovações

Atualizado: 26 de Jun de 2019

A primeira e mais óbvia vantagem dos modelos digitais é a tão sonhada eliminação das moldagens analógicas e modelos de gesso.




Todos sabem que o scanner intraoral é de uma importância inédita e que está mudando de forma irreversível o mercado. Para as radiologias, o primeiro objetivo é a eliminação dos modelos de gesso e, neste ponto surge a grande questão:

E os Modelos Ortodônticos Digitais? O uso de modelos de gesso - até então considerados precisos, juntamente com outros exames complementares que compõem a documentação solicitada pelo ortodontista, oferecem informações essenciais para realizar satisfatoriamente o diagnóstico e o plano de tratamento, além de serem importantes para acompanhar a evolução do procedimento.

No entanto, a utilização dos modelos digitais é cada vez mais frequente em algumas especialidades da Odontologia (como a Prótese Dentária e a Dentística) e na Ortodontia.

A primeira e mais óbvia vantagem dos modelos digitais é a tão sonhada eliminação das moldagens analógicas e a independência dos laboratórios terceirizados. No caso de clínicas onde a produção dos modelos em gesso é interna, podemos citar ainda economia de espaço físico e a redução de mão de obra.

Uma pesquisa realizada entre 300 radiologias odontológicas do país teve como objetivo entender o que incomoda os centros de imagens neste processo de digitalização. Entre várias outras perguntas relacionadas aos processo atuais de confecção de modelos de gesso e a transição do analógico para o digital, selecionamos as que melhor exemplificam este período de transição.

Hoje você considera as moldagens, os laboratório de modelo dentro da clínica assim como sua dependência junto aos fornecedores de modelos terceirizados como sendo problemas pontuais em sua operação?

Os resultados foram categóricos: 98% responderam sim para a pergunta acima. Alguns dos pontos levantados pela maioria dos respondentes foram:

Qualidade inconstante (ocorrem frequentemente distorções e problemas de montagem);

Repetições e retrabalhos (necessidade de retorno do paciente à radiologia);

Moldagens mal feitas (desperdício de material);

Elevado tempo de entrega (8 a 20 dias).


Foi bastante explícito o descontentamento relacionado à confecção de modelos de gesso e terceirização dos mesmos. Além disso percebeu-se que a inconstância na qualidade e fidelidade dos produtos acarretam desperdício, as repetições aumentam seus custos e a insatisfação do paciente, e o pior - do dentista solicitante.

Qual é o custo real de seu modelo de gesso durante todo o processo?

A maioria dos entrevistados ignorava alguns custos e se lembravam apenas do material. Também não citavam o desperdício, as repetições e valor da mão de obra envolvida. Outros apenas levavam em consideração o custo do laboratório terceirizado. Entre os valores de custos citados pelos entrevistados pode-se observar uma variação bastante significativa - entre R$6,00 e R$35,00 por paciente. As estatísticas comprovaram que 97% não sabe calcular seu custo!

Se você tivesse a oportunidade de digitalizar suas moldagens tornando digitais os seus modelos, qual seria seu maior desafio?

90 % dos entrevistados disseram que seria superar o receio na aceitação por parte do formato digital e 10 % consideram como maior desafio oferecer novos serviços derivados da nova tecnologia.

Você acredita que os modelos de gesso serão substituídos imediatamente por digitais?

Sim - 2 %Não - 98 % O grande temor dos centros de imagem é aceitação por parte dos ortodontistas aos modelos digitais, mesmo antes de saber como os novos softwares auxiliam neste processo de mudança. O fato é que toda radiologia se preocupa em perder o ortodontista para seu concorrente. Porém seria uma documentação ortodôntica lucrativa a ponto de barrar uma evolução tecnológica e consequentemente o a captação de profissionais de outras especialidades nunca antes alcançados, oferendo novos serviços?

O mercado de radiologia passou por dois momentos - o primeiro transição dos equipamentos analógicos para os digitais e o segundo, de transição para equipamentos de tomografia. Algumas clínicas chegaram a fechar por não estar acompanhando a tecnologia. Na sua opinião, esta nova era de digitalização de modelos terá o mesmo impacto?

Sim - 85 %Não - 15 % Com a evolução dos equipamentos de radiografias digitais, tomógrafos de alta resolução e traçados cefalométricos digitais, somente os modelos ortodônticos “analógicos” em gesso estão em descompasso no fluxo de trabalho e também de tratamento.Com a tecnologia de escaneamento intraoral a utilização de softwares se torna necessária para realizar medidas, simulações e o planejamento reverso do tratamento ortodôntico.

Dada a grande versatilidade dos softwares atuais, a inspeção e as análises de modelos podem ser realizadas perfeitamente de forma digital, sem qualquer prejuízo ao diagnóstico - eliminando a necessidade dos modelos de gesso.

Mas, e quanto à validade e precisão dos modelos digitais? Artigo publicado na SciELO, The Scientific Electronic Library Onlin

Download


Maestro 3D Ortho Studio Viewer

O Ortho Studio Viewer é um poderoso programa para visualização e manipulação de modelos de estudo 3D. Como o programa é controlado, é necessário registrá-lo uma única vez assim que instalado. A seguir você encontra todo o auxílio necessário para o procedimento de instalação, registro e utilização do Ortho Studio Viewer.

Instalação passo-a-passo.

Instalação passo-a-passo - INSTRUÇÕES

Vídeo tutorial - ASSISTA

Instaladores - WINDOWS 32 BITS WINDOWS 64 BITS

Registro - ACESSE PARA OBTER A LICENÇA

Ou faça o download do kit de instalação.


Inovação e tecnologia sem investimento

Para este processo de transição, oferecemos em nossa plataforma de serviços o produto MDO. A grande vantagem é você suprir a necessidade do seu ortodontista sem a necessidade de aquisição de software. Basta enviar os arquivos após o escaneamento para a DF_Connect.Utilize o Código do produto: DigitalDF3 Itens que compõe o MDO:

STL de modelo ortodôntico embasado e com nome;

Arquivo em JPG com vistas do modelo em oclusão (frontal e laterais) e vista oclusal;

PDF com imagens do modelo e análise de Bolton;

Viewer de modelos para ortodontia (Maestro) + arquivo .ortho

Principais vantagens:

Eliminação de 100% de modelos impressos 3D e de gesso;

Maior precisão e previsibilidade de resultados;

Melhor comunicação com o paciente;

Possibilidade de avaliação de contatos oclusais, overjet, overbite, relação de molares e medidas em visualizador específico para ortodontia;

Análise de Bolton inclusa;

Agilidade na documentação para início do plano de tratamento;

Arquivo disponível em 24 horas com apoio técnico.

7 visualizações

Vem para o digital.

(11) 3588-7071

Rua das Caneleiras, 500 - Bairro Jardim 

 Santo André/SP - 09090-050