O que é tornar- se digital?

O que é tornar- se digital?

Atualizado: 11 de Out de 2019


Muito se fala em odontologia digital e os benefícios que ela traz para a rotina dos profissionais que aderiram à tecnologia. No entanto, desperta a curiosidade daqueles que ainda estão analisando as possibilidades, entender exatamente quais os diferenciais e como rentabilizar a ponto de minimizar as dúvidas quanto a grande questão: vale a pena investir na compra de equipamentos digitais agora?




Separamos alguns pontos principais para abrir a discussão, acompanhe e nos diga a sua opinião!


Substituição da moldagem

A princípio o grande diferencial que saltou aos olhos dos profissionais foi a possibilidade de excluir o material assim como o processo de moldagem da rotina de clínicas e consultórios. Além do alto custo das silicones de adição, pensar em oferecer mais conforto no procedimento ao paciente, assim como garantir mais precisão logo no início do registro, certamente caracteriza um grande ganho, porém, outros pontos merecem destaque


Precisão, previsibilidade

Quando comparado o resultado da produção analógica à digital, muitas diferenças serão encontradas. Isso porque o equipamento não é afetado por destreza manual, alterações na técnica por estresse, cansaço, que ao final, prejudicarão a qualidade do resultado. Ter a garantia de calibração ideal independente de quantas moldagens já tenham sido feitas naquele dia, certamente é um grande diferencial.


Contato com novas empresas no mercado

Um benefício que a odontologia digital trouxe ao mercado em si, que não está relacionado diretamente ao cliente é a oportunidade da oferta de novos serviços, novas empresas que passaram a oferecer serviços que otimizam todo o processo de tratamento do paciente.


Exemplo disso estão as inúmeras empresas de alinhadores, de serviços de planejamentos terceirizados, impressão 3D, dentre outras.


Comunicação com o paciente

Talvez uma das melhores oportunidades está em conseguir facilitar a comunicação com o paciente, conseguindo deixar claro qual o objetivo do tratamento, os desafios, a proposta de tratamento e a expectativa de resultado. Tudo de forma visual, deixando o paciente mais comprometido com o tratamento e consciente de como será todo o processo.


Possibilidade de conectar com os serviços digitais

Os plannings centers, que são empresas especializadas em realizar planejamentos (ortodônticos, prótese, cirurgias, etc), trouxeram grande facilidade para ampliar ainda mais o trabalho com o digital. Realizar a simulação do sorriso em 2D, 3D e expor ao paciente, ajuda no engajamento do paciente, ampliando a oferta de serviços e o valor do tratamento


Agilidade no tratamento

Já sabemos que o tempo de cadeira é importante para contabilizarmos os custos que precisam ser considerados ao definir os valores dos tratamentos. E com a odontologia digital, esse é um custo que houve uma grande redução. Tratamentos (implantes por exemplo) que antes demoravam de 4 a 6 meses para serem concluídos, passam a contar com tempo que não passa de 60 dias, considerando do início ao final do tratamento (às vezes bem menos tempo, dependendo do caso). Isso porque etapas que são consideradas normais como refação, ajustes, envio de modelos físicos, retorno de trabalho levam muito tempo e isso simplesmente acaba quando o compartilhamento de informações passa a ser digital e o envio e retorno do trabalho levam minutos.


Valor

Agora sim, o mais controverso de todos. Nunca foi preciso investir tanto dentro do consultório. Como mensurar esse retorno e saber se o investimento compensa?

A avaliação deve ser feita caso a caso, mas alguns pontos são comuns a todos para analisar


* Leve em consideração a redução do tempo de tratamento com os pacientes

* A qualidade do atendimento, o posicionamento inovador frente aos pacientes e a certeza de oferecer o melhor

* Contabilize a redução no número de idas e vindas ao laboratório para as refações até a finalização do trabalho.

* De como essa comunicação vai ajudar a deixar claro para o paciente do que precisa ser feito

* Verifique as condições de pagamentos com os fornecedores, pois o montante pode ser suavizado em parcelas, conseguindo incorporar o valor do investimento dentro dos seus fechamentos.


* Importante: entenda como você pode ser digital, se necessário a compra de um scanner, se pode terceirizar esse serviço através do scan service, se ainda, pode considerar a radiologia para adicionar o registro do escaneamento com as demais documentações. Há várias formas de entrar para a odontologia digital, tenha certeza de que conhece todas as possibilidades.


Que o mercado está se digitalizando, isso é certo. Se você vai decidir entrar nessa agora, vai da avaliação do seu momento.

No entanto, é muito importante você ter todas as informações para que, caso seja pressionado pelo mercado a decidir, não seja pego de surpresa e principalmente, saiba por onde começar.


Quer mais informações? Conversar com quem pode te ajudar? Clique aqui que vamos te ajudar com o digital!!



102 visualizações

Vem para o digital.

(11) 3588-7071

Rua das Caneleiras, 500 - Bairro Jardim 

 Santo André/SP - 09090-050