O que é a cirurgia guiada e a sua importância na odontologia digital.

O que é a cirurgia guiada e a sua importância na odontologia digital.

Devido à alta precisão, hoje a cirurgia guiada digital pode ser feita com a máxima previsibilidade e assertividade no procedimento cirúrgico. A cirurgia de implantes realizada com cirurgia guiada de modo digital abrange a etapa do planejamento de implantes realizada através de softwares que combinam as informações do escaneamento intraoral com as da tomografia. Pode-se ainda associar outros registros complementares, como fotografias e escaneamento de face. Tudo para que haja o máximo alinhamento entre as possibilidades, expectativa do paciente e assertividade. No método convencional, muitos profissionais utilizam o raio x panorâmico para realizar o planejamento cirúrgico. Com essas informações, há como simular o posicionamento do implante, mas dificilmente consegue-se deixar exatamente no local previsto de acordo com o planejado. Isso porque desde a documentação e o registro com material de moldagem até a finalização do trabalho, muitas distorções e desvios podem acontecer. Já no método digital, além da precisão proporcionada pela moldagem com o scanner intraoral, o planejamento é realizado 100% através de softwares específicos, que possibilitam a produção da guia cirúrgica, que orienta precisamente a colocação do implante.

Por conta da previsibilidade, a cirurgia guiada deve entrar na rotina de trabalho de todos os implantodontistas como ferramenta essencial em sua rotina cirúrgica. Com a disponibilidade de tanta tecnologia, não poderá ser desconsiderada na oferta do melhor tratamento ao paciente.

Dentre as vantagens da cirurgia guiada estão:

precisão, segurança e previsibilidade

cirurgias menos invasivas, com menos dor ao paciente

possibilidade de trabalhar com carga imediata

redução da necessidade de realizar enxertos ósseos em excessos

redução do tempo cirúrgico

Normalmente as cirurgias guiadas evitam a necessidade de abertura de retalhos, conhecidas como cirurgias flapless. Esse tipo de cirurgia promove melhor cicatrização do paciente, além de um pós cirúrgico menos traumático.

Sobre os softwares Aprender a manipular softwares de planejamento exige tempo e dedicação. Além do investimento a ser feito para aquisição dos softwares, há a curva de aprendizado das ferramentas, ganho de experiência para planejamentos assertivos, além da disponibilidade de tempo para encaixar o desenho dos planejamentos dentro da rotina. Com a odontologia digital, várias oportunidades surgiram como novos fluxos e relações. Com isso, a grande vantagem é aproveitar as opções do mercado que oferecem a terceirização dessa etapa do processo, fazendo com que tenha-se todos os benefícios da odontologia digital sem grandes investimentos. Centrais de planejamento podem ajudar a tornar o fluxo 100% digital possível e ainda a otimizar o tempo e custos direcionados ao digital. Quer saber mais sobre a Exocad e os softwares de planejamento? Acesse nosso site e saiba mais. www.cs3600.com.br/exocad

44 visualizações

Vem para o digital.

(11) 3588-7071

Rua das Caneleiras, 500 - Bairro Jardim 

 Santo André/SP - 09090-050